Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2019

EEPRC - Aula teórica e prática sobre fungos

No dia 31 de maio a professora de fitopatologia Dalila do Instituito Federal junto com seus estagiários ( Bruna, João, Maria Eduarda, Lívia, Márcio, Samanta e Fernanda) e o auxilio dos PIBIDIANOS preparam uma alua teórica e prática sobre fungos com os seguintes tópicos: O que são fungos  Como são formados  Lado bom  Lado Ruim Importância Funcionamento do Microscópio  Como fazer Laminas  Os alunos ficaram muito empolgados com a atividade que foi um sucesso!

Simpósio Educacional ( Estudo da Implementação de Metodologias Ativas de Aprendizagem nas Aulas de Biologia no Ensino Médio)

No dia 29 de maio as PIBIDIANAS Camila Carvalho da escola Gabriel Odorico e Karen de Moura da escola Iracema Rodrigues junto com as alunas de Licênciatura em Ciências Biológicas Nayane Maria, Bruna Aparecida e Aline Guerra ministraram uma oficina no evento Simpósio Educacional - Métodologias Ativas de Aprendizagem no Séc. XXI, tendo como tema: O Estudo da Implementação de Métodologias Ativas de Aprendizagem nas Aulas de Biologia no Ensino Médio. EMENTA DA OFICINA: Suas aulas de biologia no primeiro ano do ensino médio foram monótonas? Você quer mudar esta realidade para as próximas gerações? Nós temos uma solução possível, eficaz e eficiente, conheça conhecer como tornamos isso uma realidade, por um dia, utilizando as metodologias ativas de aprendizagem no ensino médio aqui do IF Sul de Minas-Campus Machado.

Simpósio Educacional - (Aplicabilidade de Metodologias Ativas na Educação Especial: Uma Nova Percepção de Ensino)

 No dia 29 de maio a PIBIDIANA Natalia Scalco da escola Iracema Rodrigues junto com a aluna de Licênciatura de Ciências Biológicas Bruna Rayane ministraram uma oficina no evento Simpósio Educacional - Metodologias Ativas de Apendizagem no Séc. XXI, tendo como tema: Aplicabilidade de Metodologias Ativas na Educação Especial: Uma Nova Percepção de Ensino. EMENTA DA OFICINA: Em primeiro momento foi abordado os desafios encontrados atualmente na educação especial e, como as metodologias ativas podem ser utilizadas para elucidar estes problemas, buscando uma melhoria na qualidade de ensino, levando a inclusão e o contentamento dos alunos através de atividades lúdicas e interativas. Posteriormente foram expostas algumas destas metodologias bem como suas formas de aplicação adaptadas a educação especial.

Simpósio Educacional - (Professor Aprendendo com o Aluno: Metodologia Ativas em Wooclap e Kahoot)

 No dia 29 de maio o PIBIDIANO Carlos Eduardo da Escola Paulina Rigotti de Castro ministrou uma oficina no evento Simpósio Educacional - Metodologias Ativas de Aprendizagem no Séc. XXI, tendo como tema: Professor Aprendendo com o Aluno: Metodologia Ativas em Wooclap e Kahoot. EMENTA DA OFICINA: Wooclap: Nessa fantástica Oficina Pedagógica foi possível aprender do início ao fim, em como complementar a sua aula, fazendo dela, algo altamente atraente, usando a ferramenta Wooclap; onde eu, literalmente, "te peguei pela mão" e o (a) guiei durante o processo, passo a passo, mostrando cada etapa nos mínimos detalhes. A oficina o (a) ensinou a criar questões de múltiplas escolhas, abertas e de associação. O (a) docente poderá também fazer votações interativas e debates com os alunos; além disso, poderá exportar um relatório com todas as respostas para futuras avaliações, tudo por meio dessa ferramenta incrível. Kahoot: Mude a forma de fazer questionários em suas aulas com essa f...

Simpósio Educacional - (O Uso de Jornal como Metodologia Ativa)

No dia 29 de maio as PIBIDIANAS Ianca Corsini e Mariele Horácio da escola Gabriel Odorico, junto com a aluna de Licenciatura em ciências biológicas Daniele Mendes ministraram uma oficina no evento Simpósio Educacional - Métodologias Ativas de Apendizagem no Séc. XXI, tendo como tema: O USO DE JORNAL COMO MÉTODOLOGIA ATIVA.  EMENTA DA OFICINA: Atualmente as metodologias ativas vem sendo cada vez mais incorporadoras no ensino; com isso, foram adquiridos muitos tabus sobre o assunto em como acreditar que são necessários muitos recursos e, que isso envolve o gasto de dinheiro. Os jornais funcionam como uma forma de metodologia, já que são de fácil acesso e é um material que muitos alunos têm em casa, com uma capacidade enorme de aplicação, pois mesclam os conteúdos do cotidiano com o meio educacional e, como também, a capacidade crítica dos alunos. Foi feita uma palestra sobre a importância de filtrar informações e, em seguida, uma roda de conversa, com a realização de atividades, lo...