Pular para o conteúdo principal

EEGO: Final da primeira semana...

Na quinta-feira (23) as pibidianas Camila, Ceila, Hosana, Ianca, Mariéle e Rosineide continuaram com a do filme GATTACA para os alunos dos 9º anos G e H. O filme “retrata uma sociedade de classe cuja técnica de manipulação do código genético tornou-se prática cotidiana de controle social”*. Para os alunos ele serve como uma ilustração do assunto abordado em sala, genética, além de proporcionar uma visão ética e social de mundo.

As pibidianas Camila, Rosineide, Mariéle e Lauriane debatendo com os alunos o filme GATTACA

Isso pode ser notado na sexta-feira (24), a sala foi dividida em três grupos para debater sobre o filme. O primeiro grupo acompanhou as pibidianas Camila, Lauriane, Mariéle e Rosineide; o segundo grupo ficou sob a responsabilidade das pibidianas Ceila, Hosana e Ianca e o terceiro grupo permaneceu na sala com o professor Daniel. Os questionamentos dos alunos a respeito do filme abrangeram não só o dilema a respeito de até onde o ser humano pode controlar e modificar a si mesmo através da ciência, mas também o porquê de vivermos em um mundo onde são colocados à margem as pessoas com deficiência, os negros, as mulheres e todas as outras minorias.


Os alunos aproveitaram também para conversar com as pibidianas sobre seus planos para o futuro. Foi um momento importante, pois foi o primeiro contato direto com eles. Ao mesmo tempo em que há alunos com sonhos e planos grandiosos, existem aqueles que ainda não encontraram um objetivo. Saber disso faz com que aumente o desejo de ajudar esses meninos e meninas a se encontrarem e encontrar algo que os motive e os faça querer ser mais.


Ainda na sexta-feira, as pibidianas fizeram a primeira atividade prática com os alunos do 8º ano F. Os alunos — que irão começar a estudar a respeito do sistema reprodutor e as doenças sexualmente transmissíveis — participaram de uma dinâmica que visou demonstrar que quem possui alguma DST não aparenta tê-la e que por isso é importante utilizar camisinha ao se relacionar sexualmente com alguém. Após a dinâmica os alunos puderam tirar dúvidas a respeito das doenças e de seus tratamentos, além de outras curiosidades a respeito das diferentes formas de transmissão da AIDS.

Depois da dinâmica os alunos tiraram algumas dúvidas a respeito das DSTs.


* Giovanni Alves (2003)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID 2018: Primeira reunião...

A primeira reunião geral para a apresentação do projeto PIBID 2018: Tecnologia no ensino da Biologia aconteceu na quinta-feira (16), no IFSULDEMINAS — Campus Machado, e contou com a participação dos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e dos supervisores das escolas participantes. A reunião foi ministrada pelos coordenadores e professores dos cursos, Ariane Borges e Renato Magalhães. Os supervisores das escolas também marcaram presença, sendo eles os professores Daniel (E. E. Gabriel Odorico), Elias (E. E. Paulina Rigotti) e Paulo (E. E. Iracema Rodrigues).

EEPRC- Atividade usando a plataforma Wooclap

Quarta-Feira, dia 26/09/2018, no primeiro horário nós pibidianos realizamos uma atividade através da plataforma Wooclap onde os alunos deveriam acessar em seus celulares, através do wi-fi disponibilizado pela escola o link :www.wooclap.com/GMALMJ onde teriam acesso a um questionário referente a matéria que iriam ter prova na semana seguinte, com o tema de ondas eletromagnéticas e ondas mecânica. A realização da atividade foi um sucesso, os alunos acharam muito divertido e interessante poder responder as perguntas passadas na tela de projeção através de seus celulares e assim conseguiram revisar a matéria de uma forma diferente. Após a atividade nós realizamos uma experiencia científica relacionada ao mesmo assunto para que os alunos pudessem ver na prática a diferença entre as ondas discutidas.  ·        Experiencia realizada: Blindagem eletrostática O princípio de blindagem eletrostática, é que as cargas elétricas ao a...

EEPRC - Aplicativos 3D (Anatomia)

No dia 17 os PIBIDIANOS usaram  aplicativos para mostrar aos alunos os sistemas do corpo humano e todas as suas estruturas. Os alunos ficaram muito empolgados com a novidade e conseguiram absorver o conteúdo de forma mais dinâmica, envolvendo aplicativos 3D relacionados as partes do corpo humano. Na atividade foram utilizados os seguintes aplicativos: Visual 3D science, Organs 3D, Human Body e Circulatory System 3D. Percebemos uma melhoria no foco dos alunos por se tratar de um aplicativo que possui alta tecnologia e gráficos surpreendentes tornando o ensino muito mais atraente. O professor Elias nos relatou que o aplicativo tornou muito pratico e eficiente o ensino do funcionamento dos órgãos humanos, responsáveis pela audição e visão e houve uma breve revisão sobre os outros órgãos do corpo.