Pular para o conteúdo principal

EEGO: Segunda semana...

A segunda semana do projeto PIBID 2018 na escola Gabriel Odorico começou na quinta-feira (30) após o feriado da 104ª Festa de São Benedito na cidade de Machado. Aproveitando o clima pós festa, as pibidianas Camila, Ceila, Hosana, Ianca, Lauriane e Mariéle realizaram com os alunos dos 9º anos G e H a “dinâmica do monstro”. A atividade consistia em pedir para os alunos desenharem o monstro de acordo com a sua interpretação das características ditadas pela coordenadora da dinâmica.

Alguns dos desenhos dos alunos do 9º ano H

Ao final, para uma mesma série de informações recebidas diferentes monstros surgiram. Graças a isso pôde-se abrir um debate com os alunos sobre o respeito às diferenças. Os alunos puderam observar que mesmo todos tendo seguido as mesmas instruções nenhum monstro era igual, mesmo que possuíssem algumas semelhanças.

Alunas do 9º ano G durante a dinâmica
Os alunos soltaram a criatividade na confecção dos seus "monstros"

Na sexta-feira (31), foi dia de trabalhar com os alunos dos 8º anos E e F. Através de uma dinâmica com bexigas os alunos foram instigados a debater sobre as mudanças na vida de uma pessoa que se torna pai ou mãe na adolescência. Eles discutiram sobre ter que abandonar os estudos para poder trabalhar a fim de cuidar da criança. Além disso, compartilharam informações a respeito de conhecidos que já passaram por essa experiência de se tornarem pais muito cedo.

Após a conversa, eles assistiram a reportagem em forma de documentário sobre a vida das jovens que engravidaram na adolescência. De acordo com os dados apresentados na reportagem de dezembro do ano passado, uma em cada 5 crianças no Brasil é filha de adolescentes entre 10 e 19 anos, além disso os números sobre gravidez precoce na adolescência mostram uma realidade dura para as jovens mulheres. Para assistir ao vídeo clique aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID 2018: Primeira reunião...

A primeira reunião geral para a apresentação do projeto PIBID 2018: Tecnologia no ensino da Biologia aconteceu na quinta-feira (16), no IFSULDEMINAS — Campus Machado, e contou com a participação dos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e dos supervisores das escolas participantes. A reunião foi ministrada pelos coordenadores e professores dos cursos, Ariane Borges e Renato Magalhães. Os supervisores das escolas também marcaram presença, sendo eles os professores Daniel (E. E. Gabriel Odorico), Elias (E. E. Paulina Rigotti) e Paulo (E. E. Iracema Rodrigues).

EEPRC- Atividade usando a plataforma Wooclap

Quarta-Feira, dia 26/09/2018, no primeiro horário nós pibidianos realizamos uma atividade através da plataforma Wooclap onde os alunos deveriam acessar em seus celulares, através do wi-fi disponibilizado pela escola o link :www.wooclap.com/GMALMJ onde teriam acesso a um questionário referente a matéria que iriam ter prova na semana seguinte, com o tema de ondas eletromagnéticas e ondas mecânica. A realização da atividade foi um sucesso, os alunos acharam muito divertido e interessante poder responder as perguntas passadas na tela de projeção através de seus celulares e assim conseguiram revisar a matéria de uma forma diferente. Após a atividade nós realizamos uma experiencia científica relacionada ao mesmo assunto para que os alunos pudessem ver na prática a diferença entre as ondas discutidas.  ·        Experiencia realizada: Blindagem eletrostática O princípio de blindagem eletrostática, é que as cargas elétricas ao a...

EEPRC - Aplicativos 3D (Anatomia)

No dia 17 os PIBIDIANOS usaram  aplicativos para mostrar aos alunos os sistemas do corpo humano e todas as suas estruturas. Os alunos ficaram muito empolgados com a novidade e conseguiram absorver o conteúdo de forma mais dinâmica, envolvendo aplicativos 3D relacionados as partes do corpo humano. Na atividade foram utilizados os seguintes aplicativos: Visual 3D science, Organs 3D, Human Body e Circulatory System 3D. Percebemos uma melhoria no foco dos alunos por se tratar de um aplicativo que possui alta tecnologia e gráficos surpreendentes tornando o ensino muito mais atraente. O professor Elias nos relatou que o aplicativo tornou muito pratico e eficiente o ensino do funcionamento dos órgãos humanos, responsáveis pela audição e visão e houve uma breve revisão sobre os outros órgãos do corpo.