Pular para o conteúdo principal

EEPRC- Atividade sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro

Nesta semana do projeto PIBID 2018 na Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro, os pibidianos Carlos, Everson e Rodolfo apresentaram para as turmas de sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental um conteúdo relacionado ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, o mesmo que foi destruído pelas chamas no último dia 2. 
O intuito de apresentar esse trabalho para essas turmas foi o de mostrar para os alunos a importância que o museu tinha tanto cultural como centífica e historicamente. No decorrer das apresentações do tema abordado, podemos observar o interesse e a participação dos alunos com perguntas e observações. No final, os pibidianos fizeram uma pergunta aos alunos relacionado ao que foi apresentado, a pergunta era "Qual é a importância de um museu ?". Recebemos várias respostas, dentre elas:
  •  "O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes e temporárias, é também um instrumento de preservação da memória cultural de um povo e responsáveis por seu patrimônio material e imaterial" disse uma aluna do nono ano .
  •  "Preservar a cultura e a história de um país e ainda recordações do passado que são refletidas no futuro" disse um aluno do oitavo ano .
  •  "Com a queima do Museu Nacional perdemos pesquisas de geólogos, biólogos e cientistas". disse uma aluna do sétimo ano.
Foi possivel concluir que hoje em dia as pessoas não ligam muito paea a história e pensam assim: " Para que ir ao museu se posso encontrar tudo na internet?" , e assim não pensam que é muito mais legal ver pessoalmente do qye ver uma simples imagem do Google desvalorizando assim o trabalhos dos profissionais que se dedicam à restaurar e buscar histórias para enriquecer o conhecimento e criar novos Museus para que neles haja troca de conhecimento e lembranças de certas épocas. 
O trabalho então conseguir conscientizar os alunos do  quão importante é um museu e principalmente os trabalhos apresentados neles para que assim possam passar este aprendizado a seus familiares e amigos , para que aos poucos possamos mudar esta realidade .




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID 2018: Primeira reunião...

A primeira reunião geral para a apresentação do projeto PIBID 2018: Tecnologia no ensino da Biologia aconteceu na quinta-feira (16), no IFSULDEMINAS — Campus Machado, e contou com a participação dos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e dos supervisores das escolas participantes. A reunião foi ministrada pelos coordenadores e professores dos cursos, Ariane Borges e Renato Magalhães. Os supervisores das escolas também marcaram presença, sendo eles os professores Daniel (E. E. Gabriel Odorico), Elias (E. E. Paulina Rigotti) e Paulo (E. E. Iracema Rodrigues).

EEPRC- Atividade usando a plataforma Wooclap

Quarta-Feira, dia 26/09/2018, no primeiro horário nós pibidianos realizamos uma atividade através da plataforma Wooclap onde os alunos deveriam acessar em seus celulares, através do wi-fi disponibilizado pela escola o link :www.wooclap.com/GMALMJ onde teriam acesso a um questionário referente a matéria que iriam ter prova na semana seguinte, com o tema de ondas eletromagnéticas e ondas mecânica. A realização da atividade foi um sucesso, os alunos acharam muito divertido e interessante poder responder as perguntas passadas na tela de projeção através de seus celulares e assim conseguiram revisar a matéria de uma forma diferente. Após a atividade nós realizamos uma experiencia científica relacionada ao mesmo assunto para que os alunos pudessem ver na prática a diferença entre as ondas discutidas.  ·        Experiencia realizada: Blindagem eletrostática O princípio de blindagem eletrostática, é que as cargas elétricas ao a...

EEPRC - Aplicativos 3D (Anatomia)

No dia 17 os PIBIDIANOS usaram  aplicativos para mostrar aos alunos os sistemas do corpo humano e todas as suas estruturas. Os alunos ficaram muito empolgados com a novidade e conseguiram absorver o conteúdo de forma mais dinâmica, envolvendo aplicativos 3D relacionados as partes do corpo humano. Na atividade foram utilizados os seguintes aplicativos: Visual 3D science, Organs 3D, Human Body e Circulatory System 3D. Percebemos uma melhoria no foco dos alunos por se tratar de um aplicativo que possui alta tecnologia e gráficos surpreendentes tornando o ensino muito mais atraente. O professor Elias nos relatou que o aplicativo tornou muito pratico e eficiente o ensino do funcionamento dos órgãos humanos, responsáveis pela audição e visão e houve uma breve revisão sobre os outros órgãos do corpo.