No dia cinco de setembro realizamos uma aula de revisão demostrando as parasitoses causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Para cada uma indicamos o agente etiológico, os sintomas, as profilaxia e, quando presentes, os vetores. Utilizamos como recursos didáticos fornecidos pela escola: slides por meio de datashow, caixa de som e vídeos. Após a aula retiramos dúvidas dos alunos e perguntamos sobre a assimilação do tema, a turma correspondeu positivamente.
No dia seis de setembro, fizemos algumas experiências relacionadas às matérias que estavam sendo estudadas na disciplina de biologia. A primeira foi com o nono ano, que estava aprendendo sobre dilatação.
Foi colocado sobre um prato com água e corante uma vela, e sobre a vela, uma garrafa vazia. Ao colocar a garrafa por cima da vela o recipiente ficou preenchido de ar quente, o que significa que a pressão dos gases aumentou. Conforme a água foi subindo e a chama enfraquecendo, a pressão dos gases dentro da garrafa diminuiu e a pressão atmosférica fez com que a água subisse ainda mais.
Em seguida foi ensinado a fazer uma nuvem na garrafa. Adicionamos na garrafa pouca quantidade de álcool, fechamos a mesma com uma rolha acoplada a uma bomba de encher bola. Chacoalhamos bem a garrafa e enchemos de ar com a bomba. Ao injetar ar dentro da garrafa com a bomba de encher bola, a pressão aumentou e a temperatura subiu. Mas na hora em que se retirou a rolha, a pressão e a temperatura diminuíram, fazendo com que grande parte do vapor de álcool se condensasse e formasse a nuvem dentro da garrafa. Quando se injetava o ar novamente dentro da garrafa, a nuvem desaparecia, pois a garrafa voltava a esquentar e o álcool que estava condensado na nuvem evaporava e desaparecia.
A última experiência do dia foi feita com os oitavos anos, que estão aprendendo sobre o sistema respiratório. Fizemos um pulmão de garrafa pet e balão que demostra didaticamente a trajetória do ar e o movimento de contração do diafragma enquanto os pulmões se enchem de ar.






Comentários
Postar um comentário