Pular para o conteúdo principal

EEPRC- Gravidez na adolescência

No dia 28/02/2019 os PIBIDIANOS relizaram uma dinâmica sobre gravidez na adolescência para que os alunos pudéssem nos dizer o que sabiam sobre métodos contraceptivos e assim nós pudéssemos identificar suas dúvidas para que as mesmas fossem esclarecidas.

Dinâmica - Gravidez na Adolescência

Materiais:
  •  Balão
  • Aparelho de som
  • Papel
  • Caneta
Desenvolvimento:
  1. Essa dinâmica baseia-se na velha e tradicional brincadeira da Batata Quente. Inicialmente o professor organizará a sala em círculo e encherá o balão. A brincadeira começará quando o professor colocar a música. Os alunos deverão então passar o balão de mão em mão até que a música seja interrompida. A pessoa que estiver com o balão no momento em que a música seja interrompida. A pessoa que estiver com o balão no momento em que a música parar deverá responder à seguinte pergunta: Qual método contraceptivo você usaria para evitar uma gravidez indesejada?
  2.  O professor deverá então analisar a resposta e ver se o método proposto realmente impede uma gestação. Se sim, a brincadeira continua, caso a resposta não seja satisfatória, o balão passará a ser usado como uma "barriga de grávida" por essa pessoa, que também deverá responder uma pergunta, sendo ela: Como sua vida será afetada pela gravidez?
  3. A brincadeira continua com um novo balão até que a grande maioria tenha participado ou todos os métodos já tenham sido lembrados. 
OBSERVAÇÃO: É importante anotar todas as dúvidas para que no final da brincadeira possa haver uma roda de conversa para discuti-las. 

Escolhemos esta atividade pois o diálogo entre professor e aluno sobre sexualidade pode evitar, muitas vezes, que crianças e adolescentes passem por situações delicadas.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID 2018: Primeira reunião...

A primeira reunião geral para a apresentação do projeto PIBID 2018: Tecnologia no ensino da Biologia aconteceu na quinta-feira (16), no IFSULDEMINAS — Campus Machado, e contou com a participação dos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e dos supervisores das escolas participantes. A reunião foi ministrada pelos coordenadores e professores dos cursos, Ariane Borges e Renato Magalhães. Os supervisores das escolas também marcaram presença, sendo eles os professores Daniel (E. E. Gabriel Odorico), Elias (E. E. Paulina Rigotti) e Paulo (E. E. Iracema Rodrigues).

EEPRC- Atividade usando a plataforma Wooclap

Quarta-Feira, dia 26/09/2018, no primeiro horário nós pibidianos realizamos uma atividade através da plataforma Wooclap onde os alunos deveriam acessar em seus celulares, através do wi-fi disponibilizado pela escola o link :www.wooclap.com/GMALMJ onde teriam acesso a um questionário referente a matéria que iriam ter prova na semana seguinte, com o tema de ondas eletromagnéticas e ondas mecânica. A realização da atividade foi um sucesso, os alunos acharam muito divertido e interessante poder responder as perguntas passadas na tela de projeção através de seus celulares e assim conseguiram revisar a matéria de uma forma diferente. Após a atividade nós realizamos uma experiencia científica relacionada ao mesmo assunto para que os alunos pudessem ver na prática a diferença entre as ondas discutidas.  ·        Experiencia realizada: Blindagem eletrostática O princípio de blindagem eletrostática, é que as cargas elétricas ao a...

EEPRC - Aplicativos 3D (Anatomia)

No dia 17 os PIBIDIANOS usaram  aplicativos para mostrar aos alunos os sistemas do corpo humano e todas as suas estruturas. Os alunos ficaram muito empolgados com a novidade e conseguiram absorver o conteúdo de forma mais dinâmica, envolvendo aplicativos 3D relacionados as partes do corpo humano. Na atividade foram utilizados os seguintes aplicativos: Visual 3D science, Organs 3D, Human Body e Circulatory System 3D. Percebemos uma melhoria no foco dos alunos por se tratar de um aplicativo que possui alta tecnologia e gráficos surpreendentes tornando o ensino muito mais atraente. O professor Elias nos relatou que o aplicativo tornou muito pratico e eficiente o ensino do funcionamento dos órgãos humanos, responsáveis pela audição e visão e houve uma breve revisão sobre os outros órgãos do corpo.